segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O CURSO QUE VIROU TERAPIA

E enfim o curso de doulas foi concluído...
Nossa!!! É essa a palavra que me vem na mente...
Tem tanta coisa na minha cabeça que eu gostaria de colocar aqui que está até difícil de começar por algum lugar, mas vamos tentar.
Primeiro, foi mais que um curso, foi uma terapia!!! Conhecer pessoas tão diferentes lutando pelo mesmo objetivo foi bem profundo pra mim. Foram 20 mulheres que ia desde professora de necro maquiagem e tanatopraxia até a tia que só foi fazer o curso pra ajudar a sobrinha parir, pois já estavam no 4º obstetra e todos já deixavam claro que iam fazer cesária (a DPP é entre 25 e 30 de dezembro, deu pra entender o porquê né?), teve mãe e filha, professora de Yoga, psicoterapeuta, mãe em tempo integral, mãe que depois de uma cesária teve dois partos domiciliares, teve os olhos da Vivian e da Suzan, que filmaram o parto da Sabrina, que virou matéria no Fantástico, olhos que enxergam a alma sabe?
Foi extremamente esclarecedor perceber que o trabalho de parto pode te por em contato com suas sombras, com seus conflitos interiores mais profundos e que se bem aproveitado você pode resolvê-los ali!
Conversando com minha querida Carol, falamos de como nos prendemos a conceitos pré-estabelecidos por sei lá quem e nos tornamos escravos de uma condição que nem sequer questionamos!!! É assim com o parto!!! Imaginamos que o parto é sofrimento, é dor, é castigo, sabe de onde vem isso?
"Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores..." (Gênesis, 3 até não sei onde)
A Eva foi lá, comeu o fruto do CONHECIMENTO e a mulherada começou a sofrer no parto, simples assim! Acontece que em toda documentação histórica encontrada (não há muita eu sei), antes do advento do cristianismo, seja pintura rupestre ou citações a.c., as mulheres aparecem no topo da pirâmide e o parto é retratado como um momento de clímax da mulher, com muito prazer, dor sim, mas muito prazer!!! Gente, parto é sexo!!! Todos os hormônios que liberamos no ato sexual liberamos também no trabalho de parto!!!
Veja bem, não quero aqui ser contra a nada, o intuito é pura e simplesmente fomentar o questionamento. Será mesmo que as mulheres não dilatam mais, não tem passagem, que todo bebê com circular de cordão entra em sofrimento, que o parto é tão doloroso assim, que verde com laranja não combina e que cabelo liso é mais bonito que o encaracolado?
Deu pra entender onde quero chegar?
Estamos seguindo o fluxo, quer seja de uma coisa ou de outra, estamos apenas seguindo o curso, sem nos questionar, sem ir além!!!
Acredito no NASCIMENTO de uma maneira respeitosa, humanizada e sublime, quero informar as pessoas que estão a fim de subir no degrau evolutivo, que nós mulheres fomos feitas para PARIR, o "arquiteto" fez tudo perfeito!!! Existem as indicações de cesária? Sim, existem sim, e foi por isso que o "arquiteto" nos abasteceu de inteligência, para que o homem descobrisse que em caso de sofrimento haveria outra forma de nascer, mas isso é de 10 a 15% dos casos, o restante que está sendo aplicado é FALSO, é fruto de um corporativismo, da medicina vista como forma de ganhar dinheiro e só! Fui fazer o curso porque acredito nisso e teve vezes que eu saí do curso querendo rasgar a roupa e gritar na rua o quanto não sabemos nada da vida, o quanto temos que aprender, o quanto temos que romper com esses conceitos pré estabelecidos por sei-lá quem, que precisamos sair dessa infeliz zona de conforto e MUDAR!!!
Ao término do curso consegui muito mais do que eu fui buscar, entrei dentro de mim, lá no fundo sabe? Me deparei com coisas que eu não gosto muito, percebi o quanto esses conceitos pré estabelecidos gritam dentro de mim, o quanto muitas vezes sigo o fluxo também. Interessante perceber que existe uma linha muito tênue entre o não concordar e o criticar...  Dei de cara com conflitos ainda não resolvidos e me dispus... Dispus-me a continuar caminhando, me desfazendo de uma coisa aqui, outra ali, resolvendo um conflito aqui e deixando outro mais pra frente, tem coisa que eu ainda não dou conta...
Estou me abrindo para o novo, para a mudança, quero como bem disse a Carol no seu blog, emitir opinião sobre alguma coisa só depois de ter conhecimento para poder falar com propriedade e não com preconceito... Quero a minha Alforria (dá uma olhadinha lá, vale à pena), não quero mais ser escrava de um sistema que não funciona, quero ser livre para aprender, experimentar e mudar de opinião se for o caso, é assim que evoluímos...
Como bem foi dito no curso, o caminho do meio é o mais coerente, sem tanto radicalismo, respeitando a opinião de cada um, informando que é o mais importante e aprendendo sempre, pra tudo, não só no que diz respeito a parto, pra tudo na vida, foi essa grande mensagem que ficou pra mim...
Ainda vou falar muito por aqui das minhas impressões e do quão enriquecedor foi, mas por agora ficamos com essas reflexões, e que venham as próximas!!!




4 comentários:

  1. Parabéns amiga por mais uma meta atingida! Sei que virão muitas outras...Que honra tê-la como irmã de alma, que orgulho!!! Amo vc infinitamente!

    ResponderExcluir
  2. Não faz eu chorar... Ainda estou meio imersa a tanta emoção, rssss...

    ResponderExcluir
  3. Estou aprendendo muito com vc, com seus posts e seus comentários sobre o parto. É muito bacana participar desse seu processo, não só pela causa que acredita e trabalha. Mas também no seu processo de auto conhecimento, de desbravamento, de despir-se de conceitos e abrir-se para o novo. Isso é o verdadeiro exercício da vida.Do desapego. Da evolução moral. Um beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariza, tudo isso está sendo muito profundo pra mim, mais do que lutar pela causa do parto humanizado, está sendo um encontro com minhas sombras e um auto conhecimento sem igual! Muito bom poder compartilhar todo esse processo!!! Beijos querida!

      Excluir