sábado, 1 de setembro de 2012

MAN IN THE MIRROR (HOMEM NO ESPELHO)

Pra quem não me conhece em detalhes, sou espírita, frequento o Centro Aprendizes do Evangelho e faço um curso que chama Escola de Aprendizes do Evangelho.
A maior proposta da escola é a reforma íntima, conhecer a si mesmo, reconhecer as qualidades e tentar diminuir vícios e defeitos. Ontem na aula foi apresentada uma ferramenta para ajudar nesse processo de auto conhecimento e reforma, a Caderneta Pessoal. A proposta da caderneta é você relatar algum fato, pode ser bom ou ruim e identificar qual o sentimento que esse fato gerou e colocar uma proposta ou para manter esse sentimento, no caso de ter sido algo bom ou trabalhar esse sentimento caso tenha sido algo ruim, me fiz clara? Enfim, não é algo muito fácil, certo? Mas enfim, passei o dia pensando em todo o processo que venho passando desde o começo do ano e vamos à cronologia...
Faço a Escola de Aprendizes desde agosto de 2011, já comecei outras vezes e já sabia que a proposta era essa, mas engraçado como a mesma situação tem impactos diferentes dependendo do momento que nos encontramos em nossa vida, o fato é que das outras vezes que comecei, a reforma íntima não tinha a proporção que tem pra mim hoje...
Ao longo desse processo na Escola de Aprendizes, minha grande amiga e irmã espiritual Carol conheceu uma mulher chamada Débora, a qual mora na favela, tinha cinco filhos e na sexta gestação veio trigêmeos, simples assim! Nos envolvemos muito com essa família e acredito que aí foi dado os primeiros passos para a proposta de reforma íntima da escola. Mobilizamos amigos, levamos presentes de Natal, cada amiga virou madrinha de cada criança, entramos na favela, mantivemos contato muito próximo com eles, voltamos pra entregar ovos na Páscoa, um evento que se estendeu pra outras pessoas na favela e o projeto era continuar com a causa, um pouco ainda sem forma, apenas com boa vontade e muito amor no coração!
Eis que no ano passado, o reencontro de uma amizade já chamava a minha atenção para assuntos maternos que até então não tinha conhecimento e no começo desse ano, entrando em contato com o site Mamíferas vários questionamentos começaram a tomar conta de mim, trazendo uma interiorização nunca sentida, a priori foi algo voltado pra maternidade mesmo, como já até falei aqui no blog, mas a coisa foi tomando outra forma, me trazendo uma interiorização não só no âmbito materno, mas no ser humano Michele, tanto que precisei encarar certos conflitos na terapia.
Despertou em mim uma vontade muito grande de lutar pelo que eu acredito, uma força avassaladora que me impulsiona a aprender e a crescer, e posso destacar aí além do meu envolvimento com as crianças da Débora, a vontade de fazer a diferença no mundo e o meu ativismo (ainda tímido), pelos assuntos voltados a parto, amamentação, maternidade e afins. Voltei-me pra maternidade com outros olhos, os quais olham profundo dentro de mim e acredite, a Escola de Aprendizes me ajuda muito no autoconhecimento, mas nada me ensina e me testa mais do que a maternidade e essa consciência ficou muito forte em mim nos últimos tempos... E como uma resposta do Universo por tudo que tenho vivenciado intensamente até então, a minha professora de ballet nos traz uma música do Michael Jackson, a qual vamos apresentar no espetáculo de final de ano da Academia, onde todas as turmas o homenagearão.
A música fala de transformação, de renovação, de fazer a sua parte no mundo e de começar pelo homem no espelho, ou seja, EU (qualquer semelhança é mera coincidência)!!!
Como já disse aqui também e vou dizer muitas outras vezes, nesse mês faço meu primeiro curso de doulas, e estou apostando todas minhas fichas de que esse será o meu primeiro passo para um trabalho de conscientização das mulheres sobre o parto, amamentação e todo o universo materno. As coisas ainda não tem muita forma na minha cabeça, mas penso em algo como roda de gestantes, ajuda a gestantes de baixa renda, informação, apoio, tantas coisas...
Minha irmã espiritual Carol está começando (timidamente ainda), o Grupo Cidade dos Sonhos,  que é um trabalho que nós queremos desenvolver na favela, ainda também sem muita forma, mas com muito amor no coração e muita vontade de fazer a diferença na vida dessas crianças que afinal, serão o nosso futuro, ou por algum momento pensamos que o futuro só será composto do meu e do seu filho?
Estou começando com o homem no espelho, estou pedindo a ele que mude, nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara, se você quer fazer do mundo um lugar melhor, olhe pra si mesmo e faça uma mudança!

5 comentários:

  1. MI, fico feliz que vc consiga lincar todos os acontecimentos de tus vida e perceber que o Universo sempre nos conduz a conhecimentos, situações e pessoas que contribuirão para o nosso crescimento, mas esse crescimento ocorrerá qdo tivermos coragem para agir, exteriorizar nossos anseios, mesmo que não acertemos sempre, não importa, importa é prestar atenção no que sentimos é perceber que sempre será possível fazer de novo.É essa a proposta, sair da nossa zona de conforto e perceber que o mundo começará a mudar a partir do meu interior. Parabéns pela compreensãao de vida, parabéns pelo texto. Um gde bjo no coração . Rosana

    ResponderExcluir
  2. Acredito que muitos de nós passamos o sábado pensando e muito. Confesso que peguei a caderneta duas vezes e desisti. Este nosso processo de reforma íntima faz com que eu fique perplexa com os novos prismas que enxergo sobre cada assunto e mesmo cada pessoa. Compactuo contigo em relação a esta ânsia por ajudar a construir um mundo melhor. Você está no caminho certo, Michele, parabéns.

    A 84 tem um quê de magia, não é? Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga, que mensagem linda! Que orgulho de fazer parte da sua vida e ter você na minha. Me projetei lá na frente e vi você dando palestras e me doulando, claro, rs. Ah, o grupo é Cidade da Luz, rs. Te amo! Bjs

    ResponderExcluir
  4. É tão confortante saber que que existem pessoas com tamanha bondade e vontade de fazer o bem. O simples fato de refletir na transformação interior, usando instrumentos formais como a caderneta pessoal, ou informais como a música e a dança já é um grande passo, significativamente belo rumo a Deus. Caminhar para Deus é isso. EU acredito nisso, na beleza dessas palavras, na intensidade com que vc vive e transmite isso nesses textos e também no seu jeito de ser.
    Eu adorei seu blog! Tenha certeza de que me verá aqui muitas vezes, comentando, partilhando idéias, discordando, refazendo planos, enfim, aprendendo a Ser!!! Parabéns pela iniciativa...eu adorei!!! Milhares de beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada meninas, por lerem e comentarem, pra mim é imprescindível compartilhar tudo que vai ao meu coração, e essa troca é muito gratificante!!! Beijo grande pra todas vocês!

    ResponderExcluir